Tuesday, January 25, 2011

Blog Post: Configura��o b�sica de um iSCSI Initiator

Por: Fernando Lanner Cardoso

No nosso blog anterior ?iSCSI: O que � e para que serve?. tivemos uma introdu��o ao iSCSI. Neste artigo estamos dando o pr�ximo passo: como configurar o Microsoft iSCSI Initiator. A configura��o do iSCSI Initiator � algo bastante simples de ser implementado. Recomendamos executar esta configura��o pela interface de configura��o ?iSCSI Initiator Properties? sempre que poss�vel. Primeiro procedimento descrito neste artigo. O segundo procedimento, configura��o via linha de comando, fica como exerc�cio. Ou caso estejamos conectando um Windows Server Core 2008. Vale lembrar que a interface gr�fica foi adicionada no Windows Server Core 2008 R2, acess�vel via comando iscsicpl.exe.

Pr�-requisitos

Antes de iniciarmos a configura��o do iSCSI Initiator, temos que nos assegurar que os seguintes pr�-requisitos sejam satisfeitos.

iSCSI Subnet

A rede ethernet por onde trafegar� iSCSI deve ser fisicamente isolada. Em outras palavras, n�o podemos ter outro tr�fego que n�o seja iSCSI compartilhando o mesmo meio f�sico. Claro que VLANs tamb�m s�o v�lidas, Uma vez que o tr�fego estar� sendo isolado da mesma forma. Levando em conta que a rede � isolada, � pouco prov�vel a presen�a de um firewall. Mesmo assim, caso necess�rio, temos que nos assegurar de que a porta TCP/IP 3260 n�o est� bloqueada. O mesmo vale para o firewall do Sistema Operacional. Antes de iniciar a configura��o podemos testar conectividade via ping no IP do Target bem como um telnet na porta 3260. (O Telnet Client no Windows Server 2008 e R2 � uma feature. Se necess�ria deve ser adicionada).

O comando para teste, tanto via cmd.exe como via Powershell �:
telnet <endere�o IP do target> 3260
Cursor piscando sozinho na tela indica conex�o bem sucedida.

LUN Mapping

Do lado do iSCSI Target temos que promover permiss�o para que este o SCSI Initiator que estamos configurando acesse uma determinada LUN (Unidade L�gica). LUN Mapping e o processo atrav�s do qual atribu�mos LUNs para hosts. Em outras palavras, estamos dizendo que servidores (Initiators) tem acesso � que LUNs. Neste processo geralmente vamos informar o IQN do Initiator a fim de identific�-lo no lado do Target. O IQN do Initiator pode ser copiado do campo ?Initiator Name?, guia ?Configuration?.

Vers�es pr�-R2

A configura��o do iSCSI Initiator pela interface gr�fica nos SOs Windows Server 2003 e 2008 (n�o R2) � diferente da descrita neste documento. E estas por sua vez s�o levemente diferentes entre si. Caso voc� esteja executando a configura��o em um Windows Server 2003 o Microsoft iSCSI Initiator deve ser instalado como um pacote independente. O download da vers�o 2.08 pode ser feito do Microsoft Download Center. No caso do Windows Server 2008, o Initiator vem embarcado com o SO.

Ainda assim, os conceitos descritos neste artigo s�o igualmente v�lidos. A diferen�a mais importante a ser salientada � que no Windows 2003 utiliza-se a nomenclatura Persistent Targets ao inv�s de Favorite Targets.

Configura��o

Vamos ao procedimento:

Assegurar-se de que interface conectada na subnet iSCSI est� com a configura��o IP apropriada. Feito isso podemos fazer o teste descrito na sess�o ?iSCSI Subnet?, acima.

Nesta interface deixamos somente o TCP/IP habilitado. Por exemplo:

clip_image002

E desabilitamos o update din�mico de DNS:

clip_image003

Bem como o NetBIOS sobre TCP/IP

clip_image004

(Ambas as op��es acima acess�veis via configura��es avan�adas do TCP/IP)

Iniciar ?iSCSI Initiator? em ?Administrative Tools?.

Podemos simplesmente entrar o IP do Target e clicar ?Quick Connect?. Esta op��o encontra o Target e conecta.

Nas propriedades do iSCSI Initiator, guia Target, entramos o IP do Target (no nosso exemplo � 192.168.131.101). Clicamos ?Quick Connect?. O Initiator encontra e conecta o target.

clip_image006

A mensagem na sobre falha no Persistent Login pode ser ignorada, uma vez que resolvemos no �ltimo passo deste procedimento. Fazendo bind dos volumes.

Nota: Este exemplo ainda considera que temos somente um Target dispon�vel. Quando n�o for o caso, o que fazemos � descobrir os Target atrav�s da utiliza��o do bot�o ?Discover Portal?, na guia ?Discovery?.

A partir deste momento os discos j� est�o acess�veis para uso no Disk Management. Simples assim. No screenshot abaixo vemos duas das cinco LUNs sendo apresentadas para este servidor. A partir desse momento basta coloc�-las em online, particionar (MBR, GPT) e formatar.

clip_image008

Uma vez que tivermos um file system, com uma letra de driver designada, temos ainda que assegurarmos de que este drive estar� dispon�vel para o SO ap�s uma reinicializa��o do servidor. Chamamos isso de persist�ncia. No caso do Windows Server 2008 R2, Favorite Targets. Na configura��o do iSCSI Initiator, guia ?Volumes and Devices?, selecionar ?Auto Configure?. A letra da unidade iSCSI deve aparecer na lista de volumes. Assim como o IQN do target na lista Favorite Targets, na guia de mesmo nome. Neste exemplo:

clip_image010

Est� conclu�do.

Somente como dica adicional, a fim de documentar a configura��o que voc� rec�m executou, a forma mais simples � via bot�o Report, na guia Configuration.

Command line

A quem eventualmente possa interessar, por linha de comando este procedimento seria o a seguir. Estamos levando em conta que o Microsoft iSCSI Initiator j� est� iniciado e configurado para start autom�tico. Caso n�o esteja podemos inici�-lo com:
C:\>net start msiscsi <- iniciar somente para esta configura��o
C:\>sc config msiscsi start= auto <- ajustar para startup autom�tico

Assegurar-se de que a porta iSCSI no firewall do Windows est� aberta:
C:\>netsh advfirewall firewall set rule "iSCSI Service (TCP-Out)" new enable=yes

Iniciando a configura��o propriamente dita. Primeiramente, adicionamos o Target.
C:\>iscsicli qaddTargetportal 192.168.130.101
Microsoft iSCSI Initiator Version 6.1 Build 7600

The operation completed successfully.

Aqui listamos o target, para pegar o IQN, que vamos utiliza no comando a seguir.
C:\>iscsicli listTargets
Microsoft iSCSI Initiator Version 6.1 Build 7600

Targets List:
    iqn.1991-05.com.microsoft:wudss2k3-acmecluster.iscsi.msft-Target
The operation completed successfully.

Fazemos o login no target. Que � o que vai tornar o disco dispon�vel para o host.
C:\>iscsicli qloginTarget iqn.1991-05.com.microsoft:wudss2k3-acmecluster.iscsi.msft-Target
Microsoft iSCSI Initiator Version 6.1 Build 7600

Session Id is 0xfffffa800a109018-0x4000013700000008
Connection Id is 0xfffffa800a109018-0x12
The operation completed successfully.

A exemplo do procedimento anterior, a partir deste momento as LUNs j� est�o acess�veis pelo Disk Management. Ou pelo Diskpart, se for o caso de seguirmos via command line.

A fim de tornar a conex�o persistente, ainda via command line, temos que utilizar o comando persistentlogintarget.

Temos que pegar o id da sess�o:

C:\>iscsicli reporttargetmappings
Microsoft iSCSI Initiator Version 6.1 Build 7600

Total of 1 mappings returned
    Session Id : fffffa800a0e0018-4000013700000001 � ID da sess�o
    Target Name : iqn.1991-05.com.microsoft:wudss2k3-acmecluster.iscsi.msft-target � Target name
?
The operation completed successfully.

Utilizar este ID para deslogar:
C:\>iscsicli logouttarget fffffa800a0e0018-4000013700000001
Microsoft iSCSI Initiator Version 6.1 Build 7600

The operations completed successfully.

E logar novamente com a op��o de Persistent. Veja que estamos utilizando um par�metro retornado pelo comando reporttargetmappings, acima. O Target Name. Seguidos dos par�metros default: T + 15 stars + 0. Estes s�o os par�metros default que s�o utilizados quando configurando pela interface gr�fica (iSCSI Initiator Properties). A quem interessar possa, estes par�metros est�o descritos no ap�ndice C do Microsoft iSCSI Initiator Users Guide.

C:\>iscsicli persistentlogintarget iqn.1991-05.com.microsoft:wudss2k3-acmecluster.iscsi.msft-target T * * * * * * * * * * * * * * * 0
Microsoft iSCSI Initiator Version 6.1 Build 7600
The operation completed successfully.

Isso conclui o processo de configura��o via command line.

Considera��es finais

O iSCSI muitas vezes � a porta de entrada para solu��es de alta disponibilidade. O custo reduzido quando comparado � outras arquiteturas bem como a familiaridade com redes ethernet s�o com certeza os fatores que mais contribu�ram para tal. Esperamos ter contribu�do em mostrar o qu�o simples pode ser a configura��o para iniciarmos na utiliza��o do iSCSI.

Muito obrigado!

 

Refer�ncias:

Rebecca Romijn Nadine Velazquez Pink Mila Kunis Samaire Armstrong

No comments:

Post a Comment